O Espiritismo e a Bíblia
Autor: Wladimir Miranda

Por outro lado, também poderíamos
abominar e criticar o Espiritismo com base em passagens bíblicas supostamente contrárias à mediunidade,
a reencarnação, etc. Para ambos os casos já existem vários artigos, estudos e
livros, basta uma simples busca no Google que os encontraremos para todos os
gostos.
Diante desse impasse, entre a justificação
e a abominação, vemos como único modo de resolvê-lo o uso da coerência e do bom
senso, mantendo como premissa a ideia do
que esperamos de um Deus justo, bom e misericordioso, uma vez que a
injustiça, a maldade e a crueldade são frutos da imperfeição, coisas que o Todo
Perfeito com certeza não o é.
Então, dentro desse raciocínio,
concluímos que, por exemplo, Deus jamais proibiria os nossos entes queridos
desencarnados de vir até nós matarem a recíproca saudade, pois é algo que faz
bem a nós e a eles; concluímos que sem a existência da reencarnação as
desigualdades entre as pessoas (em qualquer ângulo considerado), representariam
injustiças do Criador, em punir uns e contemplar outros, sem motivo algum;
dentre outras conclusões respaldadas pela Bíblia e pelo bom senso.
Pensando dessa forma vamos entender
que os textos bíblicos não são algo a parte em relação ao Espiritismo, eles não
estão dissociados, como algumas pessoas querem parecer que seja.
Não devemos procurar o Espiritismo
na Bíblia como quem procura algo de coincidente em materiais dessemelhantes,
tal como faria, por exemplo, quem procurasse os aspectos coincidentes da
legislação civil brasileira com a legislação civil da Coreia do Norte, que com
certeza nada tem a ver com a nossa.
Isso porque o Espiritismo, tal como
consta em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, em seu capítulo 6, é o “Consolador
Prometido por Jesus”, a Terceira Revelação de Deus para a humanidade, que veio reviver o Evangelho do Cristo, de uma forma clara,
precisa e livre das deturpações que o atingiram ao longo dos séculos.
Assim sendo, vemos que se o Velho
Testamento é o preparo filosófico-teórico para o Novo Testamento
(principalmente para o Evangelho), não havendo entre um e outro solução de
continuidade – malgrado algumas discordâncias, justificáveis pela ocorrência de
erros nas traduções, pela falibilidade humana dos próprios profetas, etc. -,
mas sim complementação; vemos também que com o Espiritismo em relação ao
Evangelho ocorre semelhante fenômeno, vez que aquele vem, em cumprimento à
missão de ser o Consolador Prometido, reviver o que já está contido nos livros
da Boa Nova e ensinar coisas que Jesus, no seu tempo, não pode mais do que
fazer ligeiros apontamentos, uma vez que as pessoas daquela época não O
entenderiam.

A Doutrina Espírita, portanto, é,
com toda a certeza, a legítima volta do Evangelho, puro e imaculado, livre dos
enxertos mundanos que a humanidade nele tentou colocar ao longo dos séculos,
trazendo-nos Jesus de volta, amigo, companheiro, mestre e terapeuta, nos
apresentando o amor como solução para os nossos conflitos da alma, como
terapêutica adequada à verdadeira mudança dos sentimentos.
Não é sem fundamento que Allan
Kardec escreveu:
O Espiritismo bem compreendido, mas, sobretudo bem sentido, conduz forçosamente aos resultados acima, que caracterizam o verdadeiro espírita, como o verdadeiro cristão, pois um e outro são a mesma coisa. O Espiritismo não cria uma nova moral, mas facilita aos homens a compreensão e a prática da moral do Cristo [...]
O que hoje chamamos de Espiritismo é
nada mais do que a “Religião Cósmica do Amor e da Sabedoria”,
ensinada por Jesus (que não criou nenhum rótulo religioso), para a qual todo
segmento religioso da Terra um dia evoluirá, tendo como bandeira maior a
recomendação da vivência do bem, da solidariedade e do amor ao próximo como
meios mais eficazes para o nosso progresso espiritual, ou seja, para a
construção do Reino de Deus em nós, nos corações humanos, trabalho esse que
Jesus iniciou desde que Ele assumiu a presidência do nosso planeta (nos
primórdios da criação), no comprometimento de nos conduzir a redenção
individual e coletiva e a consecução da felicidade íntima e geral.
Assim sendo, não vamos mais tentar
achar controvérsias inexistentes no Espiritismo, porque ele é a
Bíblia, mais especificamente, ele é o Evangelho que volta, coerente, claro e
preciso, a fim de que seja por nós vivenciado.
KARDEC, ALLAN, “O Evangelho Segundo o
Espiritismo”, cap. 1.
Op. cit., cap. 17.
LUIZ, ANDRÉ (psicografia de Chico
Xavier), “Nos Domínios da Mediunidade”, cap. 1.
O Espiritismo e a Bíblia
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I think that you ought to be aware that Spiritism is the work of the Devil.
ResponderExcluirIt is NOT the "Comforter" promised by Our Lord Jesus Christ. The "Comforter" is the Holy Spirit - which comes to dwell within all who have had their sins washed away by the Sacrament of Baptism. The BIBLE states that Our Lord Jesus Christ states without any doubt that the "Comforter" can not come before Our Lord has left them. The Holy Spirit came to comfort the Disciples and enabled them to be brave and fearless after the Followers of Christ prayed the first Novena. He appeared like flames dancing above their heads. He also sometimes is depicted artistically by a dove.
It is standard Catholicism that Spiritism is Evil. ANYTHING that seperates a soul from Our Lord's beloved Bride the Holy Roman Catholic Church is evil. A soul that gains comfort from those who would preach an alternate Gospel to that of Our Lord Jesus Christ, is lost to Him indeed. The Devil is REAL. He DOES impersonate voices. I should know. I have seen and heard him. I TOO used to be a Spiritist, until Our Lord appeared to me and led me into His TRUE Church. How the Devil hates all those who learn the truth, that an alternate religion has been formed where a false gospel is preached, the gospel of demons. That we can be saved other than by the shedding of the Holy Blood of Our Lord Jesus Christ. This is love indeed!
May God Bless you.
Can I suggest that you research the following
APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA
EM LA SALETE - França - 1846.
http://www.derradeirasgracas.com/4.%20Apari%C3%A7%C3%B5es%20de%20N%20Senhora/Nossa%20Senhora%20de%20La%20Salete.htm
Aparição de Nossa Senhora de Fátima
http://www.devotosdefatima.org.br/aparicoes2.html
The Life of St Padre Pio
The Prophecies of Stigmatic Blsd Anne Emmerich
The Prophecies of Stigmatic, Eucharistic Faster Marie-Julie Jahenny
The Life of St Anthony of Padua
This is not the proper place to discuss what's the best religion for each one of us, we all have the right to believe whatever we feel comfortable. If you don't think Spiritism is good, ok. You don't need to judge it. Jesus told us to love one another, regardless of beliefs. That's what we really ought to do.
ResponderExcluirMay God bless you.