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O Jovem e suas Relações Escolares

 


“É importante que ampliemos a nossa visão a respeito da vida no planeta Terra, entendendo que a vida é uma grande realização de solidariedade humana. Assim, a existência terrestre [...] é uma escola, um meio de educação e aperfeiçoamento pelo trabalho, pelo estudo e pelo sofrimento. Sendo assim, homem nenhum [...] possui faculdades completas. Mediante a união social é que elas umas às outras se completam, para lhe assegurarem o bem-estar e o progresso. Por isso é que, precisando uns dos outros, os homens foram feitos para viver em sociedade e não insulados.” (Allan Kardec: O livro dos espíritos, questão 768 – comentário.)

Conciliemos então nossos deveres e relações sociais com o nosso trabalho.  O trabalho é lei da Natureza, por isso mesmo que constitui uma necessidade, e a civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque lhe aumenta as necessidades e os gozos. (O livro dos espíritos, questão 674.) O trabalho se impõe ao ser humano como uma necessidade porque é um [...] meio de aperfeiçoamento da sua inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria sempre na infância, quanto à inteligência. Por isso é que seu alimento, sua segurança e seu bem-estar dependem do seu trabalho e da sua atividade. (O livro dos espíritos, questão 676.)

E quando se trata de jovens espíritas? Conseguiriam eles desenvolver a boa conduta espírita no âmbito escolar, exercendo os princípios espíritas sociais e do trabalho sem deixar de viver essa juventude física?

Claramente não é uma tarefa fácil, principalmente envolvendo socialização e responsabilidades aos estudos que são nossas projeções profissionais. O jovem deve esclarecer-se quanto ao discernimento de suas atitudes, julgando aquilo que lhe é conveniente ou não.

Ter compromisso com as responsabilidades escolares é dever de todos os alunos, mas construir a disciplina e resignação de aprimorar seu aprendizado à cerda das ciências que envolvem a vida, tornando- o um exercício benéfico para ele mesmo, é uma atitude consciencial que deve ser desenvolvida pelos jovens. Conhecer a vida e seus mecanismos é ampliar seu campo de visão, se aderindo a essas verdades da ciência e da razão. Esclarecido disso, o “ter que estudar” cultuado por grande maioria da juventude, se torna um fardo leve, pois é conhecido seus efeitos para seu  amadurecimento pessoal.

Entretanto, só é um bom colega e aluno aquele desenvolve as faculdades de caridade, cooperação e auxílio aquele próximo de convivência diária. É muito frequente pensarmos que para manter o bom convívio e para auxiliar o colega basta emprestar uma atividade avaliativa e mostrar-lhe as resoluções de questões visando apenas a nota, mas não é de fato dessa maneira. Trata-se de auxiliar seu colega em suas dificuldades, explicando aquilo que pra você já está claro e tendo a humildade de aceitar e pedir auxílio para determinada matéria que você apresenta dificuldade. É buscar a evolução intelectual mutua, com caridade e benevolência.

Os progressos moral e intelectual são dádivas a serem conquistadas por toda a humanidade, se fizermos de maneira conjunta, serão alcançados plenamente em menor tempo. É valido lembrar que cada um traz suas responsabilidades a serem desenvolvidas no plano terrestre, missões e limitações a serem vencidas. Que sejamos conscientes de nossos deveres e nossos horizontes sem esmorecer e sem perder alegria de nossa juventude!


“Buscar infatigavelmente equilíbrio e discernimento na sublimação das próprias tendências, consolidando maturidade e observação no veículo físico, desde os primeiros dias da mocidade, com vistas à vida perene da alma.” – Conduta Espírita


Bibliografia: Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – Módulo XII: Lei de Sociedade e lei do trabalho.
Conduta Espírita - Waldo Vieira
O Jovem e suas Relações Escolares Reviewed by Bianca Gontijo on 19:01 Rating: 5

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